Mito Gaspar apresenta a sua antologia musical


O espectáculo começou com os temas “Kubuka kia moma” e “Pensando conforme o tempo” executadas por Jaime Mayato. O momento seguinte foi protagonizado pela Banda Movimento com Massoxi, Mister Quim e Quintino a interpretarem os temas “Mamã”, “Luimbi”, “Tá amarrado e “Sakessa mukongo”.

Depois subiu o anfitrião da tarde, Mito Gaspar, para interpretar “Palai Ngo”, “Mahezu” e “Hadia tu vutuka” que fizeram os presentes rasgarem a pista do “Weza Paradise”
Os convidados de Mito Gaspar foram primeiro o Duo Canhoto que brindou os espectadores com “Teresa” e “Omboio”, depois Lina Alexandre com “Pangui yami” e “Songola” e por último Acácio, vocalista da banda Acapaná, com “Kumbi Djienda” e “Elamba”.

Antes da segunda aparição de Mito Gaspar, a banda Movimento, que também garantiu o suporte instrumental dos músicos convidados e o anfitrião, interpretou duas miscelânea dos temas “Josefa”, “Kunda die”, “Ubeka” e “Mana Minga”, “Seleta”, “Bela Bela” e “Bomba”. O anfitrião encerrou o espectáculo, bastante concorrido pelos seus admiradores, com a interpretação dos temas “Emé”, “Man Polé”, “Kibuka kia moma”, “O que será” e “Ndengue do Kota duro”.

No final, visivelmente emocionado com a iniciativa da direcção do “Weza Paradise”, Mito Gaspar defendeu ser importante a divulgação dos outros ritmos angolanos e não apenas o semba. 
Gaspar Neto, proprietário espaço, disse que o “Weza Paradise” vai continuar a realizar iniciativas que visam a promoção, preservação e divulgação da música angolana.  O objectivo da gerência do espaço, disse Gaspar Neto, é homenagear figuras angolanas que, com o seu valor e talento artístico, têm dado o seu mais valioso contributo à divulgação da música angolana, não apenas em Angola, mas também no estrangeiro.
Enquanto compositor, faz-se acompanhar da sua guitarra, como seu instrumento inseparável. Conta com três trabalhos discográficos, “Man Polê” (1980 – Luanda), “Mitos e Tradições” (1986 Paris), “Phambu ya Njila” (2004 África do Sul).
Em 2014, o artista manifestou a intenção de lançar no mercado uma colectânea com os seus sucessos, tendo, também, temas inéditos e um DVD. Mito Gaspar nasceu a 5 de Outubro de 1957, no município de Cacuso, província de Malanje.

Postar um comentário

0 Comentários