A conta corrente do país continua a registar uma trajectória positiva, tendo, no II Trimestre deste ano, apresentado um saldo superavitário na ordem de 1 724,5 milhões de dólares, equivalente a 10,5 por cento do PIB.
Conforme consta do relatório divulgado, ontem, pelo Banco Nacional de Angola, na sua página de Internet, relativamente às estatísticas externas, a Balança de Pagamentos e a Posição do Investimento Internacional revelam um acentuado progresso nas contas nacionais.
O aumento das exportações de bens, com realce para o petróleo bruto, decorrente da recuperação do preço médio, contribuiu significativamente para o desempenho positivo da conta corrente, não obstante o ligeiro aumento das importações de bens e serviços
Já a conta financeira registou um saldo superavitário de 1 873,2 milhões de dólares, influenciado, principalmente, pelo aumento dos créditos comerciais (activo) e redução dos passivos de dívida e do investimento directo.
A posição líquida do investimento internacional no segundo trimestre de 2021, à semelhança do ocorrido no primeiro trimestre, registou uma melhoria do seu défice, tendo-se cifrado em 31 253,8 milhões de dólares, como resultado do aumento dos activos financeiros na ordem de 2,3 por cento.
O stock das reservas internacionais brutas registou uma acumulação de 244,9 milhões, ao passar de 14 878,5 milhões de dólares.
0 Comentários