O portal Receitas Naturais realizou uma pesquisa de plantas que podem melhorar a saúde feminina. Confira os benefícios das oito melhores ervas para equilibrar os seus hormônios de forma natural. Se você é mulher, o texto te trará bastante conhecimento sobre os chás e seus efeitos medicinais. Aos homens, a matéria é um excelente canal de informações que devem ser repassadas as mulheres de sua vida.
O estudo realizado pelo site citado chegou ao resultado de plantas que ajudam as mulheres no combate do estresse, na melhora do sono, no alivio de dores, no combate ao envelhecimento precoce, no aumento da energia, no aumento da excitação e no equilibrio dos hormônios.
Confira quais são essas ervas
1- Cúrcuma (Açafrão-da-terra): a erva atua como um anti-inflamatório natural, antisséptico, antioxidante e antibacteriana e, por isso, previne e combate inflamações e doenças em todo o aparelho feminino.
2- Chá verde: muitos estudos indicam que o chá verde é um forte preventivo de tumores. As mulheres, portanto, podem se beneficiar do consumo de chá verde para se prevenir de câncer, em especial do câncer de mama.
Outro grande benefício, e esse vale para homens e també, é que o chá emagrece, já que ele ajuda a gordura corporal oxidar mais rapidamente e melhora o metabolismo do corpo. Ele também atua como um supressor do apetite.
3. Gengibre
Planta de fama milenar, o gengibre é afrodisíaco, eficaz contra enjoo. Para o ginecologista Corintio Mariani Neto, da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, “o gengibre é tão eficaz quanto a vitamina B6 (piridoxina) no combate às náuseas e vômitos. Doses de até 1.000 mg diários de gengibre são eficazes, sem quaisquer resultados negativos para a gravidez, e podem ser usadas sem preocupação”.
As pesquisas mostram que o alimento age no sistema nervoso central inibindo os receptores da serotonina e exercendo efeitos antieméticos (que inibem o vômito).
O gengibre também pode aliviar a dor. Um estudo realizado pela Universidade de Miami concluiu que o extrato de gengibre é capaz de reduzir a dor e a rigidez em pacientes com osteoartrite.
4. Cimicifuga ou Erva de São Cristóvão: a cimicifuga (Cimicifuga racemosa), também conhecida como erva-de-são-cristóvão, é uma das plantas mais estudadas para tratar os sintomas da menopausa. Atua na redução dos suores noturnos e ajuda a reduzir os hormônios que causam esses sintomas.
5- Dong Quai (Angélica-Chinesa): reconhecida pelos chineses de “o remédio natural das mulheres”, esta planta é tônico ginecológico, combatendo diversos problemas, como cólicas e menstruação irregular. Ele equilibra os níveis de estrogênio e, ao mesmo tempo, acalmar o sistema nervoso.
Além disso, é um poderoso fortificante para o sangue, pois contém um número surpreendente de vitaminas e minerais, como ácido fólico, ácido folínico, ácido nicotínico, biotina e vitamina B 12.
6. Linhaça: com suas fibras, ela ajuda a normalizar o funcionamento do intestino. Além disso, essa semente ameniza problemas femininos como TPM ou sintomas da menopausa. Fonte de ômega 3, ômega 6, antioxidantes, fibras, vitaminas e minerais, ela tem ação fitoestrogênica.
Por isso ajuda a minimizar os sintomas da TPM e principalmente da menopausa, quando os níveis desse hormônio são baixos.
7. Maça: a raiz originária do Peru melhora a função endócrina. O sistema endócrino inclui todas as glândulas do corpo e os hormônios que essas glândulas produzem. Esses hormônios controlam funções como fertilidade, digestão, cérebro e fisiologia do sistema nervoso, do sono e níveis de energia.
Consumir a raiz de maca ajuda a aliviar os sintomas menstruais ou menopausa. E eleva o desejo sexual tanto nas mulheres como nos homens.
A maca peruana é também benéficas para as mulheres porque ajuda com a fertilidade. Além disso, ela um adaptógeno, ou seja, ajuda o corpo a lidar com o estresse.
A maca é mais facilmente encontrada sob a forma de farinha (em lojas de produtos naturais), que pode ser adicionada a sucos, vitaminas, sopas e saladas (1 colher de sobremesa duas vezes por dia).
8. Vitex: forte tônico hormonal para as mulheres, ele trabalha diretamente no sistema endócrino e normaliza a glândula pituitária, que é responsável pelo equilíbrio de progesterona e estrogênio no corpo.
Muitos estudo já provaram que o vitex alivia sintomas da TPM e da menopausa. Alguns acreditam que ela ajuda a evitar aborto no primeiro trimestre da gravidez e que aumenta a oferta de leite materno depois do nascimento do bebê.
No entanto, sempre consulte o seu médico para saber se você pode ou não fazer o uso das ervas acima. Com informações do portal Receitas Naturais.
0 Comentários